Home > Aliança CIAT e Papalotla
Aliança CIAT e Papalotla
A SEMENTE É UM SER VIVO QUE RESPIRA
No final da década de 1990, o Programa de Pesquisa de Forragens Tropicais do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), agora parte da Aliança Internacional Bioversity e do Centro Internacional de Agricultura Tropical, e a empresa mexicana Grupo Papalotla assinaram um acordo para o desenvolvimento e comercialização de híbridos interespecíficos de Urochloa, a espécie forrageira mais amplamente plantada no mundo, transformando o cenário pecuário nos trópicos.
No final da década de 1990, o programa de pesquisa Forragens Tropicais do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), agora parte da Aliança Internacional Bioversity e do Centro Internacional de Agricultura Tropical, e a empresa mexicana Grupo Papalotla assinaram um acordo para o desenvolvimento e comercialização de híbridos interespecíficos de Urochloa (Brachiaria), a espécie forrageira mais amplamente plantada no mundo, transformando a paisagem pecuária nos trópicos.
Além do impacto que a liberação formal desses híbridos teve sobre a Papalotla e sobre os produtores pecuários que adotaram e continuam a adotar híbridos e misturas destes, a aliança entre a pesquisa forrageira e o setor privado significou a expansão geográfica do trabalho científico, o impacto materializado que, após décadas de pesquisa e aprimoramento, contribui para transformar a pecuária em todo o mundo.
A ideia é concentrar a pecuária em uma área menor, deixando a área restante disponível para outras culturas ou florestas. Esse talvez tenha sido o maior impacto: se toda a tecnologia que acompanha os híbridos for adotada, o número de cabeças de gado por hectare pode ser aumentado, otimizando assim os sistemas pecuários.



NOSSA ALIANÇA CIENTÍFICA E COMERCIAL
Nesse processo de sinergia, o que se consegue é que o CIAT pode beneficiar agricultores em países em desenvolvimento com tecnologias melhoradas, enquanto o setor privado, representado neste caso pela Papalotla, contribui para o desenvolvimento, uso e disseminação de tecnologias biológicas avançadas alcançadas pelo CIAT (Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações Agrobiotecnológicas, 2000).
NOSSO FUTURO
Além disso, em linha com as discussões globais mais recentes sobre equidade de gênero e inclusão social, a equipe de gênero do mesmo programa tem considerado como buscar híbridos que atendam às necessidades específicas das pecuaristas nesses contextos diversos. Nesta seção, aprofundaremos nossa pesquisa mais recente.
Nossa visão: Queremos nos consolidar como líderes internacionais na melhoria da produção e distribuição de variedades de gramíneas melhoradas, cuja eficácia em facilitar o estabelecimento de sistemas de produção de carne bovina e leiteira altamente rentáveis em todo o mundo foi comprovada. Bem, você, CIAT, faz parte dessa visão.
