Home > Aliança CIAT e Papalotla

Aliança CIAT e Papalotla

A SEMENTE É UM SER VIVO QUE RESPIRA

No final da década de 1990, o Programa de Pesquisa de Forragens Tropicais do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), agora parte da Aliança Internacional Bioversity e do Centro Internacional de Agricultura Tropical, e a empresa mexicana Grupo Papalotla assinaram um acordo para o desenvolvimento e comercialização de híbridos interespecíficos de Urochloa, a espécie forrageira mais amplamente plantada no mundo, transformando o cenário pecuário nos trópicos.


No final da década de 1990, o programa de pesquisa Forragens Tropicais do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), agora parte da Aliança Internacional Bioversity e do Centro Internacional de Agricultura Tropical, e a empresa mexicana Grupo Papalotla assinaram um acordo para o desenvolvimento e comercialização de híbridos interespecíficos de Urochloa (Brachiaria), a espécie forrageira mais amplamente plantada no mundo, transformando a paisagem pecuária nos trópicos.

Embora a jornada agrícola da Papalotla tenha começado com a venda de materiais forrageiros importados, a aquisição da licença do híbrido interespecífico de Urochloa significou sua imersão definitiva, com seus próprios materiais, na transferência de tecnologia forrageira para o melhoramento e disseminação de pastagens melhoradas.

Além do impacto que a liberação formal desses híbridos teve sobre a Papalotla e sobre os produtores pecuários que adotaram e continuam a adotar híbridos e misturas destes, a aliança entre a pesquisa forrageira e o setor privado significou a expansão geográfica do trabalho científico, o impacto materializado que, após décadas de pesquisa e aprimoramento, contribui para transformar a pecuária em todo o mundo.
O maior impacto alcançado é o uso mais eficiente da terra. Todos esses híbridos desenvolvidos, independentemente de serem para ambientes secos, úmidos ou sombreados, permitiram um aumento no número de cabeças de gado por unidade de terra. Enquanto no passado era possível ter uma vaca por hectare, alguns desses híbridos alcançaram até quatro cabeças de gado por hectare. Isso permitiu a otimização da pecuária, com melhor aproveitamento da terra.

A ideia é concentrar a pecuária em uma área menor, deixando a área restante disponível para outras culturas ou florestas. Esse talvez tenha sido o maior impacto: se toda a tecnologia que acompanha os híbridos for adotada, o número de cabeças de gado por hectare pode ser aumentado, otimizando assim os sistemas pecuários.

NOSSA ALIANÇA CIENTÍFICA E COMERCIAL

A aliança entre o CIAT e o Grupo Papalotla do México tem sido uma das forças motrizes no desenvolvimento de pastagens tropicais melhoradas. A gênese dessa relação começou por volta de 2000, quando foi explorada a possibilidade de a empresa de sementes avaliar o híbrido e determinar seu potencial como cultivar. Até então, o CIAT operava um programa de melhoramento de forragem e havia avançado na produção de Urochloa (Brachiaria) e outros materiais genéticos forrageiros, mas, como uma organização baseada em pesquisa, enfrentou desafios para alcançar a rápida comercialização desse material.

Nesse processo de sinergia, o que se consegue é que o CIAT pode beneficiar agricultores em países em desenvolvimento com tecnologias melhoradas, enquanto o setor privado, representado neste caso pela Papalotla, contribui para o desenvolvimento, uso e disseminação de tecnologias biológicas avançadas alcançadas pelo CIAT (Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações Agrobiotecnológicas, 2000).

NOSSO FUTURO

Os estudos mais recentes desenvolvidos pela equipe de socioeconomia do Programa de Forragens Tropicais da Aliança têm se concentrado em questionar, por meio da iniciativa de Inteligência de Mercado, como enfrentar os desafios apresentados pelo desenvolvimento de pastagens híbridas, especialmente considerando as necessidades e demandas de produtores em diferentes regiões do mundo, como África, Ásia e América Latina e Caribe.

Além disso, em linha com as discussões globais mais recentes sobre equidade de gênero e inclusão social, a equipe de gênero do mesmo programa tem considerado como buscar híbridos que atendam às necessidades específicas das pecuaristas nesses contextos diversos. Nesta seção, aprofundaremos nossa pesquisa mais recente.
Acho que é parte do motivo pelo qual construímos tanta sinergia entre Papalotla e CIAT. Nos vemos praticamente como uma família, porque nosso objetivo fundamental é beneficiar a comunidade, e temos que transcender e deixar uma marca nas pessoas e no campo também.

Nossa visão: Queremos nos consolidar como líderes internacionais na melhoria da produção e distribuição de variedades de gramíneas melhoradas, cuja eficácia em facilitar o estabelecimento de sistemas de produção de carne bovina e leiteira altamente rentáveis ​​em todo o mundo foi comprovada. Bem, você, CIAT, faz parte dessa visão.